ODONTOPEDIATRIA
Atendimento personalizado para bebês, crianças e adolescentes

O que é a Odontopediatria?
A odontopediatria é uma especialidade da odontologia que tem por objetivo prevenir, diagnosticar e tratar problemas que acometem a saúde bucal das crianças. Além disso, a Odontopediatra também procura uma abordagem diferenciada, visto que a idade de seus pacientes requer um trato mais específico.
Em crianças menores, a odontopediatra também pode alertar sobre os perigos do uso excessivo de chupetas e mamadeiras, que podem favorecer alterações faciais e dentarias a curto e médio prazo.
A partir de qual idade a criança pode ir ao Odontopediatra?
A primeira visita ao odontopediatra deve ser a partir do nascimento dos primeiros dentes de leite, por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Levar os filhos neste momento, ou até mesmo antes dos primeiros dentes nascerem, auxilia na amamentação, respiração, deglutição e melhor desenvolvimento facial do bebê.
Consultar-se desde cedo com a odontopediatra também auxilia em habituar a criança ao ambiente do consultório para que não sofra com problemas relacionados ao medo, à medida em que realiza as visitas periódicas.
A odontopediatria trata uma série de problemas bucais comuns em crianças, a fim de evitar a progressão destas aflições na adolescência e vida adulta, tendo em vista que algumas condições se iniciam na infância, mas acabam se acentuando na maior idade, como alterações bucais.


Sedação consciente com Óxido Nitroso
O óxido nitroso (N2O) consiste em uma substância utilizada como sedação inalatória em casos nos quais é necessário relaxar o paciente para efetuar tratamentos odontológicos. Essa técnica é usada, sobretudo, em crianças que têm medo e ou sofrem com ansiedade quando precisam passar por procedimentos no dentista.
Dessa forma, a sedação inalatória com Óxido Nitroso é uma forma de manter o paciente relaxado e calmo, evitando, inclusive, que ocorram acidentes e que ele se machuque.
Vale ressaltar que a sedação inalatória para crianças quando indicada pela Dra. Danielle, não faz dormir, como muitas pessoas pensam. Na verdade, trata-se de uma sedação leve, que promove uma sensação de calmaria, conforto e alegria.
Por isso, o óxido nitroso é também chamado, justamente, de gás do riso, uma vez que, quando a criança o inala, consegue entrar em um estado de relaxamento e felicidade. A substância, por sua vez, promove uma ação calmante por meio de uma pequena diminuição temporária da atividade do córtex cerebral.
O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares?
Essa especialidade da odontologia é responsável por tratar alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e de postura dos maxilares do paciente infantil.
A diferença da ortodontia e a ortopedia funcional:
A ortodontia atua sobre os dentes e seu posicionamento nas suas bases ósseas (arcadas), sem interferir ou promover qualquer mudança no processo de crescimento e desenvolvimento ósseo, tendo apenas ação física e mecânica sobre o movimento dentário, utilizando aparelhos fixos ou alinhadores invisíveis.
Já a Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) atua diretamente sobre o crescimento e desenvolvimento dos maxilares e estruturas adjacentes, remodelando e redirecionando o osso com os aparelhos ortopédicos.


O que é Ortodontia?
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
O tratamento ortodôntico é indicado não só para melhorar a estética do sorriso, mas também para garantir a manutenção da saúde bucal. A correção pode ter o objetivo de ajustar a mordida, alinhar dentes tortos e melhorar a sua qualidade de vida.